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quarta-feira, 12 de janeiro de 2011

Qual é seu perfil no trabalho?


Toda companhia tem profissionais ambiciosos, acomodados e os chamados cimentos
sociais, aqueles que integram todos os tipos. Os três grupos são essenciais e
estão presentes em praticamente todas as empresas. Essa foi a conclusão do
estudo Segmentação Atitudinal de Funcionários, desenvolvido pelo GFK, um dos
maiores grupos de pesquisa de mercado do mundo, com base em mais de 2 000
entrevistas com empresas de grande porte do Brasil. As informações sobre cada
perfil podem ajudá-lo a identificar, gerenciar e motivar sua equipe. Além
disso, você pode descobrir qual é seu próprio estilo e saber como usá-lo a seu
favor.

TIPO AMBICIOSO
O ambicioso busca ascensão na carreira, gosta de se exibir e se preocupa com a
imagem. Esse profissional não tem apego à empresa nem ao cargo. Se a
concorrência oferecer mais, ele aceita. Apesar disso, é um profissional
essencial a qualquer equipe, porque tem muitas ideias, é altamente produtivo e
adora bater metas. O gestor que quiser motivar um ambicioso deve valorizar suas
conquistas com programas de bonificação e premiação interna. "Esse funcionário
deve receber uma recompensa financeira vinculada à realização de desafios, que
precisam ser concretos e mensuráveis", diz Aníbal Calbucci, diretor de recursos
humanos do laboratório farmacêutico Bristol-Myers Squibb. Se a empresa não
oferecer remuneração variável, vale buscar outros mecanismos para reconhecer
esse profissional. Uma sugestão é parabenizá-lo verbal e publicamente por suas
conquistas. Se você é do tipo ambicioso, a dica é buscar empresas que valorizem
ideias inovadoras, promovam a competição interna e saibam premiar quem atinge as
metas. Você vai se sentir valorizado e entregar mais resultados, até que uma
nova proposta apareça e você corra atrás de um desafio mais interessante.

TIPO ACOMODADO
Esse profissional tem de cinco a dez anos de casa, está adaptado à empresa e à
sua função. Não é necessariamente desmotivado ou folgado, apenas não tem grandes
expectativas de crescimento. "O acomodado gosta do que faz e é fiel à empresa",
diz Mario Mattos, diretor de marketing da GFK. Esse tipo se divide em dois
subgrupos: os resolvidos e os frustrados. O resolvido é homem, chefe de família
e tem muito tempo de empresa. Mais maduro, preocupa-se com a saúde e gosta de
trabalhar. A empresa gosta da fidelidade desse profissional, o que o valoriza.
Já o acomodado frustrado costuma ser jovem e ter baixa escolaridade. Em muitos
casos, está desmotivado e requer atenção do gestor para não prejudicar o
desempenho da equipe. O chefe que quiser motivar um acomodado precisa tirá-lo da
zona de conforto, oferecendo mudanças de área ou metas desafiadoras. "Acompanhe
esse profissional de perto e instigue-o", diz Adriana Teixeira, diretora de RH
da Losango. Se você é do tipo acomodado, não coloque a carreira nas mãos da
empresa. Procure oportunidades de mudanças internas. Assim, você oxigena sua
motivação e sua carreira sem sair do emprego — se a empresa não o despachar
antes.

TIPO CIMENTO SOCIAL
É aquele que une as pessoas. O cimento social atua como integrador de colegas e
de equipes. Ele ajuda os recém-chegados a serem aceitos no grupo, organiza os
encontros extraoficiais, como happy hours e aniversários, e é o arroz de festa
das atividades comemorativas da empresa. "Esses profissionais são importantes
porque quebram as barreiras entre os departamentos e diluem tensões entre as
áreas", diz Mario, da GFK. Eles têm conhecidos e amigos em todos os cantos da
empresa. O gestor que quiser motivar um cimento social pode pedir a ajuda desse
profissional para desenvolver, organizar e divulgar os eventos da empresa. "Uma
pessoa de perfil cimento social deve ser indicada a líder dos programas de
responsabilidade social da empresa, ou do grupo de qualidade de vida", diz
Aníbal, do Bristol-Myers Squibb. "Esse profissional pode ser um bom parceiro do
RH ou da área de eventos, por exemplo." Se você é do tipo cimento social, use e
abuse da sua capacidade de comunicação para construir uma boa rede de
relacionamentos e fique atento às oportunidades que surgem além da sua área.
Tarefa simples para você.

Fonte: Você SA

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