Supremo Tribunal Federal

Pesquisar este blog

quinta-feira, 19 de setembro de 2013

O desembargador Fernandes Filho recebeu homenagem na Fundação João Pinheiro

Desembargador Fernandes Filho é homenageado


Homenagens | 19.09.2013

Medalha, outorgada pela Fundação João Pinheiro, foi entregue pelo governador Antonio Anastasia

Renata CaldeiraMedalha Fernandes Filho

O presidente do Conselho de Supervisão e Gestão dos Juizados Especiais do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), desembargador José Fernandes Filho, foi condecorado hoje, 19 de setembro, com a medalha Professor Paulo Neves de Carvalho. A medalha, outorgada pela Fundação João Pinheiro, foi entregue pelo governador Antonio Anastasia. A comenda, criada em 2011, é destinada a homenagear cidadãos mineiros que tenham desempenhado papel de relevância, atuado de maneira notável ou realizado trabalhos e pesquisas que contribuam com a gestão e a administração pública.
 
A cada ano, a medalha, acompanhada de um diploma, é entregue pelo governador a uma personalidade. Um conselho permanente da medalha, presidido pelo vice-governador do Estado, delibera sobre a concessão da homenagem e suas especificações. A condecoração foi entregue pela primeira vez em 2012, ao professor Vicente de Paula Mendes, um dos idealizadores do curso superior de administração pública da Escola de Governo Professor Paulo Neves de Carvalho.
 
Em seu discurso, o governador, que se emocionou, falou do merecimento da homenagem ao desembargador Fernandes Filho. "Estamos aqui para referendar e reconhecer esse trabalho extraordinário que o desembargador exerceu no Poder Judiciário do nosso Estado", disse. O desembargador Fernandes Filho destacou a emoção em receber a homenagem, que leva o nome do professor Paulo Neves de Carvalho. "O nome do patrono da medalha engrandece, mas cobra do homenageado, de quem requer fidelidade aos princípios maiores do que as regras", disse.
 
No seu pronunciamento, o desembargador destacou a importância da convivência: "Viver não é perigoso. Todos vivem, ou sobrevivem, a ventos e tempestades. Con-viver, sim, é perigoso. Mire-se, cada um, na sua luz interior, e tire as conclusões: cômoda e agradável, a convivência de iguais entorpece nossa pessoal dignidade. Penosa e desgastante, a convivência com diferentes ou desiguais enobrece o vivente, convite à maturidade".
 
Currículo
 
O desembargador José Fernandes Filho foi presidente do TJMG de 1990 a 1992. Bacharel em Direito pela Universidade Católica de Minas Gerais, ele ocupou vários cargos na administração pública, foi professor de diversas instituições de ensino, é autor de várias publicações e tem outras condecorações. O magistrado, que já se aposentou mas continua em atividade à frente do Conselho de Supervisão e Gestão dos Juizados Especiais do TJ, foi indicado por unanimidade pelo conselho permanente da medalha Professor Paulo Neves de Carvalho.
 
A solenidade de entrega da medalha contou ainda com a presença do presidente do TJMG, desembargador Herculano Rodrigues, do primeiro vice-presidente, desembargador Almeida Melo, do segundo vice-presidente, José Antonino Baía Borges, do corregedor-geral de justiça, desembargador Audebert Delage, além de outros magistrados e autoridades. 
 
Assessoria de Comunicação Institucional - Ascom
TJMG - Unidade Goiás
(31) 3237-6568
ascom@tjmg.jus.br
facebook.com/TribunaldeJusticaMGoficial
twitter.com/tjmg_oficial

http://www.tjmg.jus.br/portal/imprensa/noticias/desembargador-fernandes-filho-e-homenageado.htm#.Ujt26mcsGvc

Nenhum comentário:

Postar um comentário