Supremo Tribunal Federal

Pesquisar este blog

quinta-feira, 27 de fevereiro de 2014

EDUCAÇÃO

Educação é fundamento do país forte e feliz, diz Alexandre Garcia 
Notícia disponibilizada no Portal www.cmconsultoria.com.br às 09:26 hs.
27/02/2014 - "Educar para a vida faz parte da pesada responsabilidade dos pais", frisa comentarista. "Na escola é o ensino, embora se fale também em formação".

Cinquenta milhões de alunos no Ensino Básico – isso é bem mais que a população da Argentina e dá a medida do tamanho desse desafio. Seis milhões desses alunos – o dobro da população do Uruguai – estão na chamada Educação Integral. Um regime, pelo que vimos na reportagem, bem acolhido pelos alunos e com bons resultados.

De 7 a 10 horas por dia o aluno fica na escola. Sobram 14 horas do dia, para outras atividades, inclusive as aconselháveis oito horas de sono. As seis horas restantes supostamente são preenchidas pelo deslocamento para a escola e para ficar com os pais e irmãos – com a família.

Aí, é bom lembrar que educação mesmo é em casa. Na escola é o ensino, embora se fale também em formação. Mas, se houver pais fisicamente sem contato com os filhos, por trabalho ou por ausência mesmo, o professor tem que prover a parte da formação.

E isso faz parte mesmo é da pesada responsabilidade dos pais, de educar para a vida: a convivência com as leis, com o país, com a cidade, com os outros; a civilidade; o bem e o mal; o certo e o errado – saber, por exemplo, que não se pode saquear sorvete de caminhão acidentado; a ordem; a disciplina; a responsabilidade; o livre arbítrio; a força pessoal da mente e do conhecimento.

Educação, formação, ensino. É o fundamento do país forte e feliz com futuro próspero, em paz e sem medo. Que sonho!
Fonte: Do G1/ bom dia Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário